Tira Dúvidas

Aqui você encontra perguntas frequentes que você pode chegar a ter sobre o evento, o início das aulas ou simplesmente sobre o curso.
Não conseguiu a resposta que queria? Envie sua dúvida por nossos meios de comunicação no final dessa página.

O curso de Ciência da Computação está associado ao Departamento de Informática - DEINF.

Para ter acesso aos seus horários de aula, você precisa logar no SIGAA e clicar na aba de ensino, depois em atestado de matrícula.

As notas são divididas em três provas, uma prova de reposição e uma prova final que variam de 0 a 10. Se a média das notas das três provas for menor que 7 é necessário fazer uma reposição da nota mais baixa, se ainda assim a média das duas maiores notas com a reposição for menor que 7 então você deve fazer uma prova final, assim a última forma de conseguir passar é conseguindo que a soma da média anterior com a nota da prova final seja maior ou igual a 12.

A duração do curso é de 4 anos, mas você tem 2 anos a mais de prazo para concluir sua graduação.Não se desespere nas disciplinas, faça tudo a seu tempo.

Para se ter conhecimento acerca dos eventos, normalmente há divulgação nas salas de aula e ao longo do prédio do CCET. Além disso, o PETComp também procura divulgar através de suas redes sociais e site. Os eventos de computação também podem ser acessados pelo site da SBC - Sociedade Brasileira de Computação.

O Restaurante Universitário é o local onde estudantes e servidores fazem suas refeições. Há dois locais, RU Central e o Anexo e você consegue acesso ao restaurante através do Cartão de Acesso Único(CAU) ou simplesmente cartão de identificação, porém, enquanto você não solicita o seu(através do SIGAA), você pode comprar o ticket disponível nos guichês.

Sim, no prédio do CCET existem 4 laboratórios de informática. Os laboratórios são utilizados para as aulas, porém se acontecer de um laboratório estar sem aula naquele momento, você pode usá-lo para seus fins pessoais e acadêmicos.

Sim, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação de 2020, o Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido como um projeto final associado às linhas de pesquisa dos professores do Curso de Ciência da Computação ou às linhas de pesquisa do programa de pós-graduação. O aluno deve integrar 60 horas, podendo ser na forma de monografia ou de artigo científico publicado.

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 1.175-CONSEPE, de 21 de julho de 2014, o jubilamento ou desligamento é o cancelamento do vínculo do estudante com a Universidade, o qual ocorrerá nos seguintes casos:
  • I. O estudante ingressante de primeiro período que for reprovado por falta em todos os componentes curriculares matriculados e não realizar sua matrícula no semestre seguinte;
  • II. O estudante que não cumpriu o Plano de Estudos, se comprovada a oferta regular dos componentes curriculares que compõem o referido Plano;
  • III. O estudante em Cancelamento Temporário por Recusa de Matrícula em um período letivo que não efetivar a sua readmissão em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico;
  • IV. O estudante sem Plano de Estudos e com o prazo de integralização curricular máximo do seu curso ultrapassado;
  • V. O estudante que se encontre em situação de Abandono de Curso e impossibilitado de concluí-lo no prazo máximo fixado para integralização curricular.
  • VI. O estudante que solicitar o desligamento.

O coeficiente de rendimento (CR) do aluno será obtido pela média ponderada das disciplinas cursadas com aproveitamento ou não, sendo os pesos representados pelos créditos das respectivas disciplinas, e como divisor a soma dos respectivos créditos.

  • LABMINT:
    laboratório de Mídias Interativas atua nas áreas de processamento e análise de imagens, aprendizado de máquina e inteligência computacional, visão computacional, jogos digitais e sistemas de apoio.
  • LABPAI:
    O Laboratório de Processamento e Análise de Imagens tem como principal foco de pesquisa as grandes áreas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões, principalmente.
  • TELEMÍDIA:
    O Laboratório de Sistemas Multimídia é uma filial do Telemídia da PUC-RIO, sendo focado nas áreas de sistemas multimídias e Web.
  • DEXTERSLab:
    É o laboratório de Engenharia de Software da UFMA que trabalha com ensino de computação, interação humano-computador e engenharia de software. A equipe multidisciplinar do DEXTERS desenvolve pesquisas e tecnologias para garantir a qualidade no processo de desenvolvimento do software.
  • NCA:
    O NCA é um espaço destinado à produção de desenvolvimento de tecnologia de ponta, agregando em um mesmo espaço as atividades de dois laboratórios (LABMINT e LABPAI) que trabalham nas áreas de processamento de imagens, visão computacional, visualização e interação com dados complexos e sistemas de informações geográficas.
  • LSDi:
    O LSDi tem como principal linha de pesquisa a área de sistemas distribuídos, com ênfase em sistemas de computação móvel e pervasiva que combina o uso de inteligência computacional.
  • VIPLab:
    O Vision and Image Processing Lab (VIPLab) atua nas áreas de visão computacional e aprendizado de máquina com deep learning tendo como foco de atuação em aplicações médicas.
  • LAWS:
    O Laboratório de Sistemas Avançados da Web trabalha nas áreas de avaliação de desempenho, qualidade de serviço, arquitetura orientada a serviços, multimídia e TV digital.

Para fazer parte de algum laboratório de pesquisa, entre em contato com o(s) professor(es) responsáveis pelos labs e, geralmente, eles estão abertos para conversar sobre uma possível entrada.

O PETComp é o Programa de Ensino Tutorial de Computação e tem como objetivo realizar diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Dentre algumas das atividades podemos citar minicursos, Projetos de Extensão,como por exemplo, ensino de pensamento computacional, organizar o Encontro Acadêmico de Computação (EAComp), desenvolvimento de sistemas, entre outros.

O PETComp tem um processo seletivo feito uma vez por período. Os requisitos obrigatórios de entrada são:
  • Ser aluno e estar cursando Ciência da Computação;
  • Estar cursando no mínimo do segundo período;
  • Não ser bolsista de outro programa e não ter vínculo empregatício;
  • Apresentar C.R (Coeficiente de Rendimento) maior que 6.0.
As etapas do processo seletivo são:
  • Entrevista;
  • Dinâmica de Grupo através de uma atividade específica.

Não, é preciso apresentar C.R (Coeficiente de Rendimento) maior que 6.0 que é uma das exigências para entrar no PETComp, porém os estudante do primerio peíodo não possui C.R definido. Confira a pergunta “Como entrar no PETComp?”.

A Connection é uma Empresa júnior que é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, regulamentada no Brasil através da Lei 13.267/2016. Ela tem o intuito de desenvolver de forma pessoal e profissional os seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de computação.