MARATONA DE PROGRAMAÇÃO
A Maratona de Programação é uma competição para equipes de três programadores inscritos na ERCEMAPI 2019. Cada equipe tem 5 horas e apenas um computador para resolver o máximo de problemas computacionais elaborados especialmente para a prova. Os códigos podem ser enviados em C, C++, Java, Lua ou Python.
O objetivo do evento é estimular o trabalho em equipe e a capacidade de solucionar problemas sob a pressão do tempo, usando o computador. O evento também desenvolve a criatividade e a abilidade de análise da complexidade de algoritmos.
Datas Importantes
Data limite para inscrição das equipes: 23 de setembro de 2019
Obs: todos os membros da equipe precisam se inscrever na ERCEMAPI e preencher o formulário da maratona
Data da Maratona de Programação: 26 de setembro de 2019
Horário da prova: 8h30 às 13h30
Coordenadores da Maratona de Programação
Prof. Dr. Carlos de Salles Soares Neto (UFMA) – csalles@deinf.ufma.br
Prof. Dr. Fabio Gomes (IFPI) –fabiojlgomes@gmail.com
Prof. Me. José Alex Pontes Martins (UVA) – josealex.pm@gmail.com
O que é a Maratona de Programação?
A Maratona de Programação da ERCEMAPI é uma competição que se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e áreas afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão
Os times são compostos por 3 (três) estudantes, que tentarão resolver durante 5 (cinco) horas o maior número possível dos problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais etc) para vencer a batalha contra o relógio e resolver os problemas propostos.
O julgamento é estrito. A cada submissão incorreta de um problema é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.
Formato da Competição
Os times recebem uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante as 5 (cinco) horas de competição. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis (C, C++, Python, Lua, Java ou Kotlin).
Os times poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e um outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo. Para a implementação os times terão à sua disposição um computador e todo o material escrito que desejarem. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio digital ou ter acesso à Internet durante a competição.
Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação etc.
O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 5 (cinco) horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido.
A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.
Ambiente Computacional
Para realização da Maratona de Programação da ERCEMAPI usaremos o ambiente Latam BOCA Linux e o sistema de submissão eletrônica BOCA (http://bombonera.org).
Premiação
A Maratona de Programação da ERCEMAPI oferecerá certificado de vencedor para os (três) primeiros colocados.
Contato
Dúvidas e informações enviar email para csalles@deinf.ufma.br e davi.viana@lsdi.ufma.br