O projeto Cientista de Alcântara: rumo ao futuro espacial e sustentável, espera capacitar professores e estudantes de Alcântara no desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica pelo uso de tecnologias espaciais e de uma abordagem de ensino ativo e multidisciplinar que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Na Fase 1 do projeto, foram realizados diversos processos-chave para garantir o sucesso do planejamento e da implementação. Inicialmente, elaborou-se o plano de trabalho do projeto, com a definição dos critérios para escolha das escolas parceiras. Após o convite e adesão das escolas, foram realizadas reuniões com as gestões escolares, culminando na assinatura do termo de adesão. Também foi desenvolvido um plano de monitoramento do projeto, incluindo cronogramas de entregas e relatórios. O processo seguiu com a validação desses relatórios pela AEB. Além disso, foi conduzida uma escuta qualificada com familiares, estudantes e professores de 15 escolas para entender expectativas em relação ao projeto. Com base nessas informações, definiu-se as temáticas das capacitações a serem oferecidas em Alcântara. O diagnóstico e as indicações foram validados pela AEB, resultando na elaboração de um relatório. A metodologia para as capacitações também foi desenvolvida, com foco nas áreas de STEAM e tecnologias espaciais. Professores e estudantes da UFMA participaram da criação dessas metodologias, que foram revisadas e validadas junto à AEB. Por fim, foram adquiridos satélites educacionais para atividades práticas, além de materiais complementares como apostilas, e foi planejada a logística de entrega dos equipamentos para as escolas parceiras. Todo esse processo foi detalhado em relatórios entregues à AEB para validação final.
Saiba maisNa Fase 2 do projeto, foi realizada uma série de capacitações e validações, focando tanto em docentes quanto em estudantes, com base nas Temáticas 3 e 4. Inicialmente, o conteúdo programático e a metodologia das capacitações foram apresentados à equipe da AEB para validação. Após o planejamento das atividades, o projeto foi apresentado aos estudantes e docentes, com a abertura das inscrições. As capacitações ocorreram nas duas temáticas principais, sendo adaptadas para cada público: primeiro, foram realizados treinamentos com os docentes, e em seguida, com os estudantes. Relatórios detalhando o desenvolvimento e os resultados de cada capacitação foram elaborados e entregues à AEB para validação. Além disso, foi desenvolvido o planejamento de um projeto educacional a ser implementado nas escolas parceiras. Docentes e estudantes elaboraram esse plano, com foco em STEAM, pesquisa científica, metodologias ativas e tecnologias espaciais. Após a validação da AEB, o projeto foi executado ao longo de várias semanas. O relatório final, que detalhou os resultados, desafios e novas perspectivas educacionais, foi entregue para validação da equipe gestora da UFMA e, posteriormente, à AEB.
Saiba mais