O projeto Cientista de Alcântara: rumo ao futuro espacial e sustentável, espera capacitar professores e estudantes de Alcântara no desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica pelo uso de tecnologias espaciais e de uma abordagem de ensino ativo e multidisciplinar que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O projeto busca ajudar a comunidade de Alcântara, no Estado do Maranhão, localizado no nordeste brasileiro. Isso inclui estudantes, professores, gestores escolares e membros da comunidade local em geral.
O projeto busca capacitar a comunidade local para o desenvolvimento de tecnologias espaciais, permitindo sua participação direta no desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias em problemas locais.
O projeto visa qualificar parte da comunidade local para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, utilizando a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), com foco em tecnologias espaciais e suas aplicações. Isso implica capacitar os membros da comunidade para lidar com essas tecnologias e aplicá-las em questões locais.
Engajar estudantes e docentes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da Educação Superior na construção de conhecimento científico sobre ciências aplicadas aos seus territórios e ao espaço. Além disso, há um foco especial no estímulo ao engajamento de meninas e mulheres nas áreas de STEAM.
Promover a sustentabilidade ambiental através da integração de conhecimentos científicos e tecnológicos, com o objetivo de desenvolver arranjos produtivos sustentáveis no território de Alcântara, Maranhão. Isso sugere que as atividades do projeto serão direcionadas para abordar desafios ambientais específicos da região.