A Engenharia de Softwares é uma das vertentes mais fortes na área de Ciência da Computação. A construção de um software pode ser para fins administrativos, de pesquisa, entretenimento, etc. A atividade visa a coleta, criação e manutenção de softwares para a UFMA, também visa solucionar problemáticas da comunidade e projetos apoiados pela IES. Além disso, a atividade colabora juntamente para o ensino de tecnologias aos integrantes do grupo PET e para o compartilhamento desse conhecimento fazendo o uso de políticas de troca de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, e a extensão tecnológica.
A atividade da continuidade às políticas já realizadas pelo PETComp. Os projetos serão adotados por toda a equipe, de forma que cada um se responsabiliza por algumas sub funcionalidades, usando de processos de desenvolvimento de software hábil a ser pesquisado pelos alunos, bem como metodologias para a gestão de atividades. O software que apresentar melhor desempenho no processo de ensino e aprendizagem será escolhido e produzido. Poderão ser produzidos durante o desenvolvimento da atividade: objetos de aprendizado, aplicações móveis para fins diversos, sistemas de informação, e sistemas computacionais para atender demandas, através das pesquisas realizadas em outras políticas desta proposta.