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  • O Impacto Das Monitorias Acadêmicas Na Formação De Alunos De Ciência Da Computação: Um Relato Do PETComp UFMA.

    Autores

    • Melquezedeque Costa, Maxwell Pires, Rick Santos, Luis Rivero

    Resumo

    Este artigo relata a experiência do grupo PET de Computação da UFMA (PETComp) na realização de monitorias para os alunos do curso. Com um planejamento cuidadoso, as monitorias foram conduzidas de forma híbrida, combinando os formatos online e presencial para fornecer suporte personalizado aos estudantes. Foram aplicados formulários online tanto para os monitores quanto para os novos discentes, com o intuito de obter avaliações sobre o desempenho, relato e satisfação das monitorias. Foi constatado o impacto positivo das monitorias no apoio aos alunos, auxiliando-os a superar desafios acadêmicos e fortalecendo a comunidade educacional. O artigo convida os leitores a explorar como as monitorias do PETComp têm feito a diferença na vida acadêmica dos estudantes de Ciência da Computação, transformando desafios em oportunidades e promovendo um ambiente de aprendizagem enriquecedor.

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    Ano de publicação: 2023

  • Explorando o Pensamento Computacional Através De Jogos Educacionais Desplugados.

    Autores

    • Joana Kuelvia de Araujo Silva, André Luiz Ribeiro de Araujo Lima, Sabryna Rodrigues Araujo, Adriano França Monteiro, Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos.

    Resumo

    Os Jogos Desplugados são uma alternativa desenvolvida pelo PET de Ciência da Computação (PETComp) que visa introduzir os novos alunos aos conceitos de Pensamento Computacional e desenvolver habilidades essenciais ao curso de Computação. Muitos alunos ingressam sem conhecimento prévio de PC, e para combater esse desafio, o PETComp aplicou os jogos durante a Recepção dos Calouros 2023.1. Ao final das atividades, foi possível verificar uma maior compreensão dos conceitos por meio da abordagem prática dos jogos. Este artigo descreve o funcionamento de três desses jogos, apresenta o processo de aplicação e compartilha as percepções dos discentes sobre a eficácia dos mesmos. Conclui-se que é necessário dar continuidade a essas práticas, levando em consideração as sugestões dos alunos para futuras melhorias, para facilitar a jornada acadêmica dos ingressantes.

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    Ano de publicação: 2023

  • Developing a Checklist for Evaluating Virtual Learning Environments Through the Analysis of Evaluation Reports from an Educational Organization

    Autores

    • Kennedy Nunes, Arthur Passos, João Santos, Yandson Costa, José Durand, Mizraim Mesquita, Paola Trindade, Elza Bernardes, Rayanne Silveira, Alana Oliveira, Davi Viana, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Mario Teixeira, Luis Rivero;

    Resumo

    Virtual Learning Environments (VLEs) and online educational resources have emerged as proposals for popularizing and democratizing learning by promoting access and inclusion of all types of users. There are several approaches to evaluate the quality of VLEs and their contents. However, despite initiatives to provide evaluation methods for meeting usability criteria and end-user educational needs, most evaluation methods focus on identifying problems within VLEs and their resources after they have been deployed. In this paper, we present the proposal of a checklist considering quality attributes from an end-user and pedagogical perspective found in real evaluation reports from the Directorate of Technologies in Education at Federal University of Maranhão. In all, 19 reports were analyzed identifying 34 verification items for evaluating different quality attributes in VLEs and educational resources. The checklist can be used for evaluating educational resources and VLEs before validating the developed software with the pedagogical team and releasing the courses. We are currently employing the proposed checklist for internal evaluations gathering usage data.

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    Ano de publicação: 2022

  • Identifying Requirements and Quality Attributes from the Point of View of Users of Mobile Digital Libraries

    Autores

    • José Meireles, Kennedy Nunes, Arthur Passos, João Santos, Yandson Costa, José Durand, Rayanne Silveira, Alana Oliveira, Davi Viana, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Mario Teixeira, Luis Rivero;

    Resumo

    Due to the COVID-19 pandemic there has been a significant growth in the adoption of online educational resources, including mobile digital libraries. Thus, several quality attributes have been indicated by both industry and academy for designing useful and usable digital libraries. Nonetheless, we are not aware of a complete list of requirements that could be met to develop high quality digital libraries in the mobile context. In this paper, we try to meet this gap by identifying features that digital libraries should provide. To do so, we carried out an analysis of 20 Brazilian mobile digital libraries in the market, identifying requirements that provide functionalities for users. Also, we analyzed app comments from the top rated and least rated mobile digital libraries apps, to extract quality attributes. In all, we identified 14 requirements through the analysis of the applications and 49 quality attributes considering the opinions on users’ comments. The list of requirements and quality attributes is useful to understand the users’ expectations and understand what to maintain or remove when designing and developing a mobile digital library.

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    Ano de publicação: 2022

  • Enabling Pragmatic Software Testing Education in Brazil through anEducation Repository: An Initial Proposal

    Autores

    • João Gomes, Kennedy Nunes, Luis Rivero, Davi Viana, Geraldo Braz Junior, João Almeida, Vandecia Fernandes, Simara Rocha, Aristófanes Silva

    Resumo

    When teaching software testing, it is essential that the students have access to the practical application of the theoreticalconcepts regarding software testing techniques. Thus, it is important that support materials and real artifacts are available forthe practical application of the testing approaches. Despite this importance, undergraduate students from computer sciencecourses still face difficulties in the practical application of the contents covered in the classroom. In this work in progress, ourgoal is to support the learning process by offering artifacts that allows students to improve their practical skills in softwaretesting. For this, an analysis of the set of test techniques taught in classes and required by the job market was carried out. Wealso performed an analysis of the features of the repositories that provide support artifacts for teaching these techniques.Considering that the identified repositories are not in Portuguese, we present a high-fidelity prototype of a new Brazilianrepository, aggregating the identified artifacts and proposing new ones for supporting testing teaching.

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    Ano de publicação: 2022

  • Classificação de Estágios de Glaucoma Utilizando Volumes OCT e CNN3D

    Autores

    • Matheus Levy, Marcos Melo Ferreira, Geraldo Braz Júnior, Marcus Vinicius Silva Lima de Oliveira, Gabriel Costa, Mario Freitas, Luis Rivero;

    Resumo

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    Ano de publicação: 2022

  • Artigo: O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes

    Autores

    • Arthur Passos, André Barreto, Brenno Nascimento, Felipe Silva, Gabriel Costa, Yandson Costa, Davi Viana, Luis Rivero

    Resumo

    O profissional de computacão precisa adquirir as mais variadas habilidades para se manter competitivo no mercado de trabalho. Entre essas habilidades, as denominadas soft skills (ou habilidades não técnicas) são atributos pessoais que permitem ao indivíduo desempenhar uma boa interação com o mundo ao seu redor. Nesse contexto, o Programa de Educação Tutorial (PET) surge como uma alternativa para desenvolver tais habilidades durante o ensino superior. No entanto, existem poucas análises sobre como um discente pode desenvolver soft skills durante a realização de atividades no âmbito do PET. Neste artigo, através de um formulário, foi obtida a percepcção dos discentes sobre o impacto das atividades realizadas no PET para o desenvolvimento de soft skills, considerando o contexto do estado do Maranhão. Os resultados apontam parao impacto positivo das atividades do programa para este fim, além de identificar oportunidades de melhoria.

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    Ano de publicação: 2021

  • Artigo: Quando os Discentes se Expressam: Um Relato de Experiência da Criação de um Podcast para Aumentar o Engajamento e Troca de Conhecimento em Tempos de Pandemia

    Autores

    • Carlos Silva, Kennedy Nunes, Nathasha Pinto, Maikon Costa, Alana Araújo, Simara Rocha, Geraldo Braz Junior, Luis Rivero

    Resumo

    Melhorar o engajamento de discentes e facilitar o acesso à informação têm se tornado mais relevantes no contexto educacional. Em virtude do isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19, recursos didáticos como podcasts e vídeos podem ser explorados para alcançar este objetivo. Como intuito manter os discentes atualizados e engajados durante o ensino remoto, o grupo PETComp da Universidade Federal do Maranhão montou uma equipe para desenvolver um podcast sobre conteúdos relacionados a Tecnologia da Informação (TI). Este artigo apresenta o processo de produção dos episódios do podcast. Após a preparação do material e lançamento do podcast em plataformas digitais, foi coletada a opinião dos discentes sobre o mesmo através de um questionário. Os resultados indicam que o podcast contribuiu para disponibilizar conteúdos construídos pelos discentes de forma descontraída, permitindo a atualização em temas relevantes e o engajamento dos ouvintes.

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    Ano de publicação: 2021

  • Artigo: Adaptando a Recepção de Calouros ao Contexto Virtual: Um Relato de Experiência do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto da COVID-19

    Autores

    • Luís Dias, Arthur Passos, Gabriel Costa, Guilherme de Carvalho, Kennedy Nunes, Alyson Silva, Gabriel Silva, Maikon Costa, Simara Rocha, Anselmo Paiva, Luis Rivero.

    Resumo

    Devido a pandemia de COVID-19, medidas de distanciamento social foram adotadas. Tendo em vista esse cenário, atividades de integração e ensino para alunos ingressantes na graduação precisaram ser adaptadas para o formato virtual. Nesse contexto, o grupo do Programa de Educação Tutorial em Computação da Universidade Federal do Maranhão criou o evento Acalorada Virtual. O evento foi organizado no período de dois meses e ocorreu durante três dias por meio de videoconferências. A Acalorada contou com atividades como apresentações sobre o curso e a universidade, dinâmicas interativas e palestras. Este artigo relata como o evento foi organizado pelos discentes veteranos utilizando diversas tecnologias de informação e comunicação gratuitas para que outras instituições interessadas possam replica-lo. Após uma avaliação através de questionário, os discentes participantes indicaram que o evento foi útil para sua formação e adaptação a nova rotina da universidade, e que as atividades realizadas foram bem desenvolvidas no ambiente virtual.

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    Ano de publicação: 2021

  • Artigo: De Veteranos para os Novatos: Avaliação das Atividades de Recepção aos Calouros Organizado pelo Grupo PETComp

    Autores

    • Daniel Pinto, Eduarda Chagas, Gabriel Costa, Kennedy Nunes, Ricardo Anchieta, Simara Rocha, Anselmo Paiva, Luis Rivero

    Resumo

    Alunos ingressantes em cursos de ensino superior sentem dificuldade em se adaptar à nova modalidade de ensino. Nesse contexto, o evento da Semana do Calouro é realizado pelos discentes do grupo PET de Ciência da Computação da Universidade Federal do Maranhão acompanhados por professores como uma atividade de integração aos novos discentes do curso de Ciência da Computação. Este artigo relata a experiência de aplicar diversas atividades com o intuito de esclarecer as dúvidas geradas pelo ingresso no novo ambiente, bem como aumentara visibilidade dos contextos do curso. Ao término das atividades, o feedback dos discentes apontou para a utilidade das mesmas para conhecer as oportunidades dentro da universidade em termos de projetos, pesquisas e áreas de atuação, assim como soluções para problemas que surgiram durante sua execução.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Quando a Aluna se Torna a Mestre: Um Relato da Experiência de Alunas de Graduação Aplicando Dinâmicas de Ensino de Computação para Alunas de Ensino Médio

    Autores

    • Nathasha Pinto, Alana Araujo, Estephane Mendes, Giovanna Pavani, Karla Silva, Raimundo Neto, Katia Salles, Luis Rivero

    Resumo

    O quantitativo de mulheres nas carreiras e cursos das áreas de Computação e Tecnologias é baixo se comparado ao quantitativo de homens. Para incentivá-las a entrar em cursos de exatas, vários projetos de extensão têm sido executados. Nesse contexto, o presente artigo relata os resultados da aplicação de uma gincana em que foram realizadas atividades de ensino envolvendo computação plugada e desplugada. As atividades e o material preparado foram escolhidos e adaptados por alunas do curso de ciência da computação da Universidade Federal do Maranhão com o intuito de encorajar alunas de ensino médio. Como resultado desta experiência, foi possível coletar opiniões sobre o processo de criação da gincana por parte das graduandas a avaliação da mesma por parte de alunas de ensino médio.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Aplicando Técnicas de Elicitação de Requisitos durante uma Disciplina para a Concepção de um Sistema de Informação: Um Relato de Experiência

    Autores

    • Yandson de Jesus Saraiva Costa, Igor Rafael Barbosa Estrela, Micael Machado Gomes, Davi Viana dos Santos, Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos

    Resumo

    Técnicas de elicitação de requisitos são aplicadas para identificar as necessidades dos diferentes stakeholders no desenvolvimento de software. No entanto, engenheiros de software novatos encontram dificuldades ao aplicar estas técnicas na prática. Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a combinação de técnicas de elicitação de requisitos e uma análise de opiniões dos alunos que aplicaram estas técnicas em um projeto real. Os resultados indicam: a aceitação da atividade formadora durante a disciplina; que os alunos se sentiram motivados a pesquisar mais sobre as técnicas para escolher a mais apropriada ao contexto do problema sugerido; e que mais material de apoio é necessário para ajudar na replicação das técnicas.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Adoção de Práticas EaD Como Forma de Capacitação e Aperfeiçoamento Durante a Quarentena

    Autores

    • José Durand, Eduarda Chagas, Arthur Passos, Carlos Vinicius Silva Da Silva, Daniel Pinto, Gabriel Sousa, Kennedy Nunes, Maikon Keslley Costa, Pedro Arthur Freitas Dias, Luis Rivero

    Resumo

    Diante do cenário desta pandemia, uma solução possível para a carga total de trabalho estabelecida por vários programas universitários e de estágio é a educação à distância. A qualificação do EAD é uma abordagem alternativa porque permite um melhor aproveitamento da equipe durante o reinício das atividades habituais.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Criando uma Revista Interativa para Divulgar Histórias de Mulheres na Computação

    Autores

    • Guilherme Silva, Daniel Pinto, Karla Silva, Gabriel Costa, Jadiel Costa, Maikon Costa, Luis Rivero

    Resumo

    O presente artigo apresenta o progresso de um projeto que visa utilizar um modelo interativo de revista digital com o propósito de disseminar a história e as conquistas de personalidades femininas em áreas da computação.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Peça em Casa: Desenvolvimento de Um Aplicativo para Apoiar o Isolamento Social em Tempos de Pandemia

    Autores

    • Gabriel Sousa, Alana Araujo, Jose Durand, Eduarda Chagas, Luis Dias, Natasha Pinto, Ricardo Anchieta, Luis Rivero

    Resumo

    Para conter a disseminação do vírus COVID-19, vários estados têm proposto medidas de isolamento social. Para evitar que os cidadãos saiam de casa, foi desenvolvido o aplicativo “Peça em Casa”. O aplicativo publicado fornece informações sobre estabelecimentos que possuem serviço de delivery, e caso seja necessário, fornece informações sobre lotação de estabelecimentos.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Análise de Ferramentas de Gerenciamento para Testes de Software: Propondo uma Alternativa para Realidade Local

    Autores

    • Dayanne Gomes, Kennedy Anderson, Carlos Silva, Estephane Mendes, Luís Dias, Pedro Freitas, Geraldo Braz, Luis Rivero

    Resumo

    Muitas ferramentas buscam auxiliar os testadores de software no gerenciamento de casos de teste seja automatizando processos ou gerando relatórios de projetos. Contudo, muitos problemas ainda não foram resolvidos pelas ferramentas disponíveis. Assim, um estudo comparativo foi realizado a fim de propor uma alternativa ao ferramentas existentes.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Qual o Impacto de Aplicar Novas Metodologia no Processo Seletivo do PET? Um Relato de Experiência do Processo Seletivo do PET de 2019.2

    Autores

    • Alana Araújo, Gabriel S. Costa, J. R. Durand, Arthur Passos, Pedro Dias, Karla Silva, Luis Rivero

    Resumo

    Este artigo analisa os impactos de aplicar novas metodologias no processo seletivo para novos integrantes de um grupo PET. Procurava-se uma forma de filtrar melhor os participantes para que estes fossem capazes de se adaptar melhor ao fluxo de trabalho do PETCOMP. Para isso, foi aplicada uma nova metodologia que tinha como base três etapas de avaliação com o objetivo de verificar como os participantes lidam com tais situações e permitindo ao grupo melhor avaliar diversos aspectos dos candidatos. Ao final, foi possível notar que a metodologia trouxe benefícios a partir da aplicação, mostrando resultados satisfatórios tanto para o grupo quanto para os candidatos.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Organização de um Evento de Computação na Visão de Petianos: Um relato de Experiência

    Autores

    • Gabriel Marques, Giovanna Pavani, Jadiel Costa, Nathasha Pinto, Pedro H. Campos, Eduarda Chagas, Luis Rivero

    Resumo

    O presente artigo relata a experiência de organizar e realizar a Escola Regional de Computação (ERCEMAPI), através de colaborações entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o PET computação. O trabalho visa mostrar as tarefas desenvolvidas por integrantes do grupo e quais os métodos utilizados para atrair o público que em sua maioria eram alunos de graduação dos cursos de Engenharia e Ciência da computação. Tais alunos buscavam nas palestras, minicursos e oficinas uma série de experiências para abranger seus conhecimentos. Foi possível ainda estabelecer parcerias entre o PET, a comunidade acadêmica de computação e trazer a experiência de organizar um evento deste porte ao grupo, capacitando seus integrantes, que podem realizar ainda mais atividades da mesma linha.

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    Ano de publicação: 2020

  • Artigo: Identificando as Atividades dos Grupos do Programa de Educação Tutorial na Área de Computação no Apoio à Inclusão e Alfabetização Digital

    Autores

    • Emily Costa, Antônio Pinto, José Ribamar Durand Rodrigues Junior, Alana Araújo, Ednara Pereira, Geraldo Braz Junior, Rodrigo Santos, Luis Rivero

    Resumo

    O Programa de Educação Tutorial (PET) tem o objetivo de incentivar grupos de alunos de graduação a desenvolver atividades relacionadas com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Existem 37 grupos PET listados no site da SBC que realizam atividades voltadas para a comunidade (público externo à universidade, idosos, crianças, entre outros). Este artigo apresenta uma análise de quais das atividades divulgadas por estes grupos são voltadas para o apoio à inclusão e alfabetização digital. As informações sobre casos de sucesso destas atividades podem servir como base para outros grupos e incentivar parcerias para realizar atividades afins.

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    Ano de publicação: 2019

  • Artigo: Identificação das Expectativas e Dificuldades de Alunos de Graduação no Ensino de Engenharia de Software

    Autores

    • Jéssica Mendes, Yandson Costa, Kastney Frazão, Rodrigo Santos, Davi Santos, Luis Rivero

    Resumo

    A Engenharia de Software visa apoiar o desenvolvimento de sistemas computacionais de qualidade, reduzindo os custos de produção e aumentando a produtividade dos profissionais. Buscar entender as necessidades dos alunos iniciantes nessa área da computação é vital para propor metodologias adequadas de ensino. Este artigo apresenta o resultado da aplicação de um questionário quanto à experiência dos alunos de uma disciplina introdutória de Engenharia de Software. Foi capturada a expectativa de alunos que ainda não cursaram a disciplina, assim como a visão de alunos que já a cursaram, reprovando ou não. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar eventuais aspectos que possam ter influência positiva ou negativa no processo de aprendizado.

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    Ano de publicação: 2019

  • Artigo: Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação

    Autores

    • Fernando Leite, Gabriel Cardoso, Yandson Costa, Igor Estrela, Antônio Pinto, Ednara Pereira, Geraldo Braz Júnior, Luis Rivero

    Resumo

    O Programa de Educação Tutorial (PET) atua como uma iniciativa de promover a formação integrada de todos os atores envolvidos combatendo a evasão, estimulando o desenvolvimento criativo e empreendedor, assim como a continuação para níveis superiores de formação acadêmica. Apesar da existência de 37 grupos PET na área de computação segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), poucos grupos divulgam os resultados das ações realizadas em eventos científicos da computação para discutir suas implicações. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma análise das atividades desenvolvidas em um grupo PET de Ciência da Computação do ponto de vista dos discentes. Os resultados apontam o impacto das atividades na formação dos alunos, lições aprendidas e oportunidades de melhoria para o sucesso das atividades.

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    Ano de publicação: 2019

  • Artigo: Modelo Distribuído de Cooperação Multi-grupo através de uma REST API na Gestao de Informação do Site PET UFMA

    Autores

    • Micael Machado Gomes, Antonio Moreira Pinto, Gabriel Phelipe C. Freitas, Geraldo Braz Junior

    Resumo

    Este trabalho aborda deste o reprojeto do site PET UFMA até suas fazes de implementação, conforme as novas mudanças arquiteturais atribuídas à mesma. Estas vão desde a proposta de uma nova arquitetura baseada em um modelo distribuído de cooperação entre os Grupos PET, até a construção de plugins WordPress que dão suporte. Tudo isso sustentado pela premissa que consiste em dividir a responsabilidade, que hoje é de um grupo, a todos.

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    Ano de publicação: 2018

  • Resumo: SIEPET: Uma proposta de remodelagem de um sistema para novas necessidades acadêmicas

    Autores

    • Gabriel Silva Monteles, Eduardo Roger Silva Nascimento, Diego da Silva Oliveira, Vinícius Augusto Cardoso Reis, Geraldo Braz Júnior

    Resumo

    O Programa de Educação Tutorial (PET) tem em seu escopo de desenvolvimento atividades de pesquisa, ensino e extensão que complementam a educação de seus alunos. Muitas dessas atividades resultam em criação de eventos abertos à comunidade acadêmica. Por sua vez, o gerenciamento destes eventos envolve inscrição, controle de frequência e emissão de certificados. Neste contexto, o PET Ciência da Computação (PETComp) desenvolveu o XSCERT, uma plataforma de eventos como forma de facilitar o gerenciamento de algumas atividades e aproximar os grupos PET da UFMA. Com o decorrer do tempo, novas necessidades surgiram, como a criação de sub-eventos dentro de um evento, eventos pagos e inscrições coletivas para eventos que possuem competições. De posse dessa necessidade, e também com o objetivo de criar uma proposta mais intuitiva e que possa ser compartilhada com os outros grupos, houve a iniciativa de reformular o antigo sistema de eventos do grupo. O sistema foi denominado de SIEPET (Sistema de Inscrições em Eventos do PET).

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    Ano de publicação: 2017

  • Resumo: Impacto da Análise de Sentimentos em redes sociais na sociedade moderna

    Autores

    • Lucas Reis Abreu, Simara Vieira da Rocha, Geraldo Braz Júnior

    Resumo

    Devido ao avanço das mídias sociais observou-se um enorme crescimento de dados gerados e armazenados diariamente nesses ambientes. Dentro de tais redes sociais os usuários podem expressar opiniões próprias sobre diversificados assuntos, e é nesta esfera que atua a Análise de Sentimentos. Com a alta inclusão digital fornecida pela difusão da tecnologia, organizações e empresas voltaram sua atenção para as mídias digitais, procurando identificar dentro dos comentários dos usuários, características de seu interesse, como um produto está sendo recebido ou quais melhorias podem ser aplicadas sobre ele, por exemplo. A análise de sentimentos será responsável por classificar como positivo ou negativo (também chamado de polaridade) aquele comentário.

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    Ano de publicação: 2017

  • Resumo: Reformulação do site PET Computação, com ênfase na gestão do conteúdo

    Autores

    • Micael Machado Gomes, Gabriel Phelipe Costa Freitas, Geraldo Braz Júnior

    Resumo

    O PET de computação desenvolve no âmbito acadêmico atividades e projetos que buscam a melhoria do ensino superior, muitas vezes usando ferramentas para ampliar seu poder de mudança. Desse modo, o grupo pode executar seus serviços em ambientes onlines tal qual o site do PET de computação, porém a má gestão do mesmo pode levar a problemas simples como a poluição visual no layout da página e a falta de dinâmica no giro de informações. Nesse sentido, promovemos a reformulação e revitalização do site do PET de Computação, de forma a torná-lo mais efetivo para os alunos do curso e também servir como base para reformulação de conteúdo de outros grupos PET.

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    Ano de publicação: 2017

  • Resumo: Uma abordagem competitiva para o estímulo ao aprendizado

    Autores

    • Lucas Reis Abreu, Anderson Silva, Bruno Eduardo, Daniel Soares Carvalho, Diego Oliveira, Eduardo Roger, Gabriel Monteles, Hugo Gois, Marcos Vinicius, Phillipe Mendonça, Rodrigo Garcês, Rodrigo Nascimento, Tarcio Almeida, Victor Henrique, Geraldo Braz Junior

    Resumo

    Transmitir o conhecimento apropriado de um determinado conteúdo sempre é acompanhado de desafios e o maior deles é ter a garantia que os alunos realmente absorveram a matéria lecionada de forma eficaz. Em vista de tal disputa, o grupo do Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PETComp) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresenta através deste trabalho uma proposta de abordagem competitiva metodológica para estruturação de competições envolvendo temáticas presentes no curso, tais como programação, robótica e jogos com a finalidade de subsidiar práticas de ensino, pesquisa e extensão.

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    Ano de publicação: 2017

  • Resumo: Plataforma gamificada de auxílio para exames de POSCOMP e ENADE

    Autores

    • Lucas Reis Abreu, Anderson Silva, Bruno Eduardo, Daniel Soares Carvalho, Diego Oliveira, Eduardo Roger, Gabriel Monteles, Hugo Gois, Marcos Vinicius, Phillipe Mendonça, Rodrigo Garcês, Rodrigo Nascimento, Tárcio Almeida, Victor Henrique, Geraldo Braz Junior

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    Testes como ENADE e POSCOMP (exame de ingresso na pós graduação do curso de computação) são constantemente realizados pelos discentes do curso, visando melhorar sua carreira profissional. Em prol de ajudar estes alunos, o Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PETComp) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se propôs a construir uma plataforma gamificada denominada COMPET, cuja proposta é auxiliar os estudantes do curso e interessados nesta área de uma forma dinâmica, interativa e mais atrativa, visando melhorar seu desempenho nos respectivos exames citados através de um jogo de perguntas e respostas, na qual as perguntas foram retiradas de provas anteriores do ENADE e POSCOMP, além de questões temáticas elaboradas pelos próprios docentes da universidade.

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    Ano de publicação: 2017

  • Artigo: Melhoria da Grade Curricular do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Maranhão: uma Abordagem Analítica

    Autores

    • Anderson S. Fonseca, Eduardo R. S. Nascimento, Marcos Vinicius C. Gomes, Geraldo Braz Junior

    Resumo

    A atual grade curricular do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) não sofre atualizações desde o ano de 2007, o que é bastante tempo em se tratando de um curso com ênfase tecnológica. Logo, faz-se necessário uma revisão que permita atender as atuais expectativas de mercado de trabalho e também em relação a pesquisa.

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    Ano de publicação: 2017

  • Artigo: BodyRating: Uma proposta para anotção de silhueta corporal para avaliação de autopercepção

    Autores

    • Anderson S. Fonseca, Victor H. B. de Lemos, Artur A. Silva, Geraldo Braz Junior, Anselmo C. Paiva, Antonio A. M. da Silva

    Resumo

    Atualmente, a aparência é de grande importância na vida de muitos e a forma que pessoas avaliam a própria imagem pode levar a diversos transtornos de autopercepção. Avaliar o nível desses transtornos levou a proposta da ferramenta BodyRating que anota a classificação de modelos 3D de pacientes voluntários feita por especialistas da área levando em consideração a Escala de Silhuetas. A ferramenta foi apresentada e percebeu-se uma grande aceitação da mesma. Após a anotação dos modelos 3D, os dados coletados serão utilizados como base para o desenvolvimento de uma ferramenta de classificação automática que é uma futura proposta de auxílio a especialistas.

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    Ano de publicação: 2017

  • Artigo: O Uso de Competições como Ferramenta de Ensino e Fortalecimento do Aprendizado dentro do Curso de Ciência da Computação

    Autores

    • Lucas Reis Abreu, Daniel Soares Carvalho, Diego Oliveira, Geraldo Braz Junior

    Resumo

    Difundir o conhecimento de um conteúdo sempre apresenta desafios e o maior deles é ter a garantia de que os alunos realmente absorveram a matéria lecionada de forma prática. Em vista deste desafio, o grupo do Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PETComp) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresenta através deste trabalho uma proposta metodológica para realização de competições envolvendo assuntos de programação, robótica e jogos com a finalidade de subsidiar práticas de ensino, pesquisa e extensão.

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    Ano de publicação: 2017

  • Artigo: COMPET: Um software de Integralização do Curso de Ciência da Computação

    Autores

    • Bruno Eduardo Silva Ferreira, Hugo Gois Santos, Lucas Reis Abreu, Tarcio Almeida Lima, Rodrigo do Nascimento Siqueira, Jefferson Pereira Diniz, Phillipe Idivaldo Mendonça Silva, Victor Henrique Bezerra de Lemos, Geraldo Braz Junior

    Resumo

    Os graduandos de Ciência da Computação deparam-se constantemente com testes, sejam eles através do ENADE ou para ingresso na pós-graduação (POSCOMP) ou mesmo através de provas de concursos caso opte por esse tipo de carreira. O COMPET é uma plataforma, cuja proposta é o auxílio a aprendizagem de estudantes de computação e interessados nesta área de forma interativa e atrativa melhorando seu desempenho por meio de questões retiradas do banco de provas do ENADE, POSCOMP e também perguntas elaboradas por professores da UFMA. Esta plataforma funciona de forma com elementos de gamification, onde ao ter êxito em responder um estipulado número de questões corretamente o usuário poderá subir de nível e ser gratificado com troféus a cada grupo de questões (fases) concluídas, ganhando assim pontos e petcoins (moeda utilizada dento da plataforma para comprar dicas). O objetivo da ferramenta consiste em além de preparar os alunos para o exame do POSCOMP, também servir à de orientação em suas carreiras profissionais, e ainda como forma de avaliação do curso. Através desta, será possível auxiliar os discentes no reforço de conteúdos que não foram tão bem absorvidos em sala de aula. Com a ferramenta construída, a mesma foi pré-avaliada com um grupo de discentes do curso de Ciência da Computação e foi constado aceitação pela comunidade acadêmica, tanto na finalidade de auxiliar o aprendizado quando na capacidade de desenvolver continuamente o aprendizado dos interessados.

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    Ano de publicação: 2017

  • Artigo: Estímulo ao pensamento computacional e a divulgação dos grupos PET UFMA: Desenvolvimento de WebPages como prática interdisciplinar

    Autores

    • Hugo G. Santos ,Celielma Costa, Lucas R. Abreu, Eduardo R. S. Nascimento, Geraldo B. Junior

    Resumo

    Buscando dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos grupos PETs (Programa de Educação Tutorial), este trabalho aborda a experiência multidisciplinar de ensinar e implantar desenvolvimento e manutenção de websites para grupos PET das áreas sociais e humanas. Visto que o PET de Ciência da Computação esta intrinsecamente ligado aos meios de interação digital e visando a integração dos demais grupos, acolhemos a tarefa com dedicação, tendo conhecimento que os envolvidos eram leigos ou possuíam pouca base em relação a interface e ao domínio das diversas funcionalidades do WordPress, plataforma escolhida como base por sua manipulação intuitiva. Utilizando uma metodologia aberta ao diálogo, uma abordagem construtivista, slides demonstrativos e incentivando a equipe a manipular a plataforma, observamos o interesse individual ser demonstrado ao executarem as instruções pedidas. Muitos indo além do que lhes seria ensinado – o que nos possibilitou, com grande satisfação, aprofundar o conteúdo. Logo, podemos dizer que alcançamos resultados efetivos. Houve grande troca de informações, muitos questionamentos e, de fato, se tornaram uma experiencia enaltecedora para todos envolvidos.

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    Ano de publicação: 2017

  • Artigo: Acompanhamento de Discentes: A monitoria como forma de incentivo e motivação da disciplina de Algoritmos I

    Autores

    • Nelia Cantanhede Reis, Ednara Aparecida dos Santos Pereira, Gabriel Phelipe Costa Freitas, Vinicius Augusto Cardoso Reis, Geraldo Braz Junior.

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo analisar de forma parcial sob o ponto de vista de alunos e professor as contribuições na aprendizagem da disciplina de Algoritmos I por meio de atividades de monitoria. Nossa abordagem envolve a aplicação de atividades e desafios que despertam o interesse do aluno em programar, também foram utilizadas plataformas que facilitam o aprendizado. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados aos alunos e entrevista semiestruturada com o professor da disciplina, assim, foi constatado que essas atividades de fato têm impactos na aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos estudantes foi de fato motivada.

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    Ano de publicação: 2017

  • Artigo: Educação Tutorial em Ciência da Computação: uma proposta de sistematização

    Autores

    • Julia Manayra da S. Ferreira, Jorge Luis M. Ribeiro, Aristóteles T. de Freitas Júnior, Gabriel Garcez Barros Sousa, Italo Francyles Santos da Silva, Hugo Gois Santos, Matheus Chaves Menezes, Artur Albuquerque Silva, Bruno Eduardo Silva Ferreira, Lucas Gabriel Rezende de Jesus, Victor Henrique Bezerra de Lemos , Antônio de Jesus Moraes Neto , Alexandre C. M de Oliveira.

    Resumo

    No intuito de proporcionar a formação acadêmica ampla e de qualidade, o Programa de Educação Tutorial (PET) é um modelo indissociável de ensino, pesquisa e extensão, que preza também por valores de cidadania e consciência social. Apesar de existir desde a década de 90, com o nome de Programa Especial de Treinamento, e ter se expandido para mais de 37 grupos na área de Computação, pouca ou nenhuma literatura tem sido produzida com intuito de prover uma base metodológica de atuação desses grupos. Este artigo descreve métodos e práticas que têm sido utilizados com êxito pelo PET de Ciência da Computação da Universidade Federal do Maranhão (PETComp/ UFMA) no desenvolvimento de suas atividades, aprimorados ao longo de seus oito anos de existência.

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    Ano de publicação: 2015

  • Artigo: XSCERT: O Ponto de Encontro dos Grupos PET da UFMA

    Autores

    • Alex Newman Veloso dos Santos, Dayson Newton Corrêa Rodrigues do Nascimento, Eduardo Dorneles Ferreira de Souza, Lázaro Henrique de Carvalho Marques e Alexandre César Muniz de Oliveira.

    Resumo

    A Educação Tutorial tem em seu escopo de desenvolvimento atividades de pesquisa, ensino e extensão que complementam a educação de seus alunos. Uma grande maioria destas atividades resulta em eventos abertos à comunidade acadêmica. Por sua vez, o gerenciamento destes eventos envolve inscrição, controle de frequência, comunicação com os participantes, certificação e avaliação da atividade. Com o objetivo de incentivar a produção de softwares aplicativos com tecnologia Web, o PET de Ciência da Computação tem desenvolvido uma série de atividades envolvendo pesquisa de exploração e minicursos sobre tecnologias para desenvolvimento de sites e aplicativos Web. Uma das iniciativas foi desenvolver um sistema de eventos, aberto para grupos acadêmicos da UFMA, como forma de facilitar o gerenciamento de algumas atividades e aproximar os grupos PET da UFMA. Este sistema foi posteriormente batizado de XSCERT.

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    Ano de publicação: 2014

  • Resenha: Crítica de “Futuro: O imaginado e o real”

    Autores

    • Rodrigo Kanehisa

    Resumo

    O texto começa citando um artigo que trata deste assunto e segue analisando os motivos pelo qual isso ocorre. Com o uso de imagens o autor mostra ao leitor o futuro imaginado em 1900 para o longínquo ano 2000, estas se mostram estranhas para o leitor do século 21, pois o que se vê é um mundo onde toda a tecnologia é baseada em inventos do início do século 20. Percebe-se que este mundo é de fato não o futuro como conhecemos, mas ironicamente é um retrato da era de onde veio.

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    Ano de publicação: 2014

  • Resenha: Crítica de “A Tradução Universal e os Call Centers”

    Autores

    • Gabriel Garcez Barros Sousa

    Resumo

    “A Tradução Universal e os Call Centers” (http://boletim.de/silvio/a-traduo-universale-os-call-centers/), de Sílvio Meira, é um texto sobre o estado dos tradutores universais atualmente e alguns dos impactos que um tradutor universal pode acabar tendo na sociedade.

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    Ano de publicação: 2014

  • Resenha: Crítica de “Empresas em redes, riscos também”

    Autores

    • Daniela de Sousa Costa

    Resumo

    Em “Empresas em redes, riscos também” (blog Dia a Dia, Bite a Bite , 2014), Silvio Meira discorre acerca da postura adotada por empresas de todo o mundo perante a um novo cenário criado pelo surgimento dos sistemas em rede e que no qual estas têm assumido uma posição de vulnerabilidade considerável.

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    Ano de publicação: 2014

  • Resenha: Crítica de “Até onde vai a internet?”

    Autores

    • Julia Manayra da Silva Ferreira

    Resumo

    “até onde vai a internet?”, do professor Silvio Meira, aborda a internet em si e os caminhos que a mesma pode tomar. Nos leva a uma interessante viagem pelo que já aconteceu e dentro da história e os passos dados da internet até que ela se tornasse o que é hoje, além de nos levantar alguns questionamentos referentes à sua utilização e manutenção.

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    Ano de publicação: 2014